Dados 2021/22

Novas identificações 2021/22


2021/22 – Dados relativos às medidas seletivas e adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão, por ciclo de ensino e ano de escolaridade

Total: 248 alunos/as

Comparação do número de alunas/os com RTP nos anos letivos 2018/19, 2019/20, 2020/21 e 2021/22

Apesar de se ter registado um aumento menos acentuado do que no ano 2020/21, o número de alunos/as com medidas seletivas e/ou adicionais continua a aumentar.

Reiteramos as conclusões/sugestões referidas no final do ano letivo transato:

  • Alunos/as com absentismo e desmotivação devem ter acesso a outros recursos, como as tutorias, EPIS e apoios pedagógicos;
  • Garantir que todas as possibilidades das medidas universais são esgotadas antes de se fazer a identificação;
  • Atualização dos requisitos necessários para a identificação de alunos/as à EMAEI, de acordo com a legislação: “A definição de medidas a implementar é efetuada com base em evidências decorrentes da monitorização, da avaliação sistemáticas e da eficácia das medidas na resposta às necessidades de cada criança ou aluno.”

AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO

  • No final de cada período letivo o CT analisou as medidas implementadas e registou no documento EI7 AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO se as medidas foram: ‘Eficazes’, Pouco eficazes’ ou ‘Não eficazes’, e se devem ser ‘A manter’ ou ‘A alterar’.
  • O balanço das avaliações realizadas pelos CT no documento EI7 indica que a maioria das medidas implementadas foi eficaz e se devem manter no próximo ano letivo.
  • A avaliação de ‘pouco ou não eficazes/a manter’ tem como justificação a falta de assiduidade e/ou não empenho de alunos/as.
  • A avaliação ‘Eficazes/alterar’ está relacionada com sugestões de alteração do percurso escolar.
  • Nas situações em que é identificada a necessidade de alteração das medidas, será realizada uma reunião da EMAEI no início do próximo ano letivo com a/o DT para definição das novas medidas a implementar.