Medidas Adicionais

O nível 3, MEDIDAS ADICIONAIS, refere-se a intervenções mais frequentes e intensivas, desenhadas à medida das necessidades e potencialidades de cada aluna/o, implementadas individualmente ou em grupos pequenos, e geralmente mais prolongadas. Este nível de intervenção, por vezes, requer a realização de avaliações especializadas. Neste nível estão incluídas as «Adaptações curriculares significativas» – as medidas de gestão curricular que têm impacto nas aprendizagens previstas nos documentos curriculares, requerendo a introdução de outras aprendizagens substitutivas e estabelecendo objetivos globais ao nível dos conhecimentos a adquirir e das competências a desenvolver, de modo a potenciar a autonomia, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento interpessoal.

  • a) A frequência do ano de escolaridade por disciplinas
  • b) As adaptações curriculares significativas
  • c) O plano individual de transição
  • d) O desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino estruturado
  • e) O desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social
IdentificaçãoA identificação é feita aos órgãos de administração e gestão da escola (entregar à adjunta da Direção Conceição Pereira) por iniciativa dos pais ou encarregadas/os de educação, dos serviços de intervenção precoce, das/os docentes ou de outros técnicos ou serviços que intervêm com a criança ou aluna/o. A identificação é feita  através  do  documento EI 1 – IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO
Quem decide a implementação das medidas adicionaisEMAEI (elementos permanentes + elementos variáveis) reúne e analisa a identificação
Quem define a sua operacionalizaçãoDT/docente titular + Conselho de Turma + docente de Educação Especial
Onde ficam registadasEI 3 – RELATÓRIO TÉCNICO PEDAGÓGICO – a guardar no processo da/o aluna/o e a registar em ata quais as medidas implementadas EI 4 – PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL – no caso de ser aplicada a medida ‘Adaptações curriculares significativas’
Quem elabora o registoEMAEI (elementos permanentes + elementos variáveis)