O nível 3, MEDIDAS ADICIONAIS, refere-se a intervenções mais frequentes e intensivas, desenhadas à medida das necessidades e potencialidades de cada aluna/o, implementadas individualmente ou em grupos pequenos, e geralmente mais prolongadas. Este nível de intervenção, por vezes, requer a realização de avaliações especializadas. Neste nível estão incluídas as «Adaptações curriculares significativas» – as medidas de gestão curricular que têm impacto nas aprendizagens previstas nos documentos curriculares, requerendo a introdução de outras aprendizagens substitutivas e estabelecendo objetivos globais ao nível dos conhecimentos a adquirir e das competências a desenvolver, de modo a potenciar a autonomia, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento interpessoal.
- a) A frequência do ano de escolaridade por disciplinas
- b) As adaptações curriculares significativas
- c) O plano individual de transição
- d) O desenvolvimento de metodologias e estratégias de ensino estruturado
- e) O desenvolvimento de competências de autonomia pessoal e social
Identificação | A identificação é feita aos órgãos de administração e gestão da escola (entregar à adjunta da Direção Conceição Pereira) por iniciativa dos pais ou encarregadas/os de educação, dos serviços de intervenção precoce, das/os docentes ou de outros técnicos ou serviços que intervêm com a criança ou aluna/o. A identificação é feita através do documento EI 1 – IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO |
Quem decide a implementação das medidas adicionais | EMAEI (elementos permanentes + elementos variáveis) reúne e analisa a identificação |
Quem define a sua operacionalização | DT/docente titular + Conselho de Turma + docente de Educação Especial |
Onde ficam registadas | EI 3 – RELATÓRIO TÉCNICO PEDAGÓGICO – a guardar no processo da/o aluna/o e a registar em ata quais as medidas implementadas EI 4 – PROGRAMA EDUCATIVO INDIVIDUAL – no caso de ser aplicada a medida ‘Adaptações curriculares significativas’ |
Quem elabora o registo | EMAEI (elementos permanentes + elementos variáveis) |