O nível 2, MEDIDAS SELETIVAS, inclui práticas ou serviços dirigidos a alunos/as em situação de risco acrescido de insucesso escolar ou que evidenciam necessidades de suporte complementar, em função da resposta às intervenções de nível 1. Estas medidas podem consubstanciar-se, por exemplo, em intervenções implementadas em pequenos grupos e tendencialmente de curta duração. Neste nível estão incluídas as «Adaptações curriculares não significativas» – as medidas de gestão curricular que não comprometem as aprendizagens previstas nos documentos curriculares, podendo incluir adaptações ao nível dos objetivos e dos conteúdos, através da alteração na sua priorização ou sequenciação, ou na introdução de objetivos específicos de nível intermédio que permitam atingir os objetivos globais e as aprendizagens essenciais, de modo a desenvolver as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
- a) Os percursos curriculares diferenciados
- b) As adaptações curriculares não significativas
- c) O apoio psicopedagógico
- d) A antecipação e o reforço das aprendizagens
- e) O apoio tutorial
Identificação | A identificação é feita aos órgãos de administração e gestão da escola (entregar à adjunta da Direção Conceição Pereira) por iniciativa dos pais ou encarregadas/os de educação, dos serviços de intervenção precoce, das/os docentes ou de outros técnicos ou serviços que intervêm com a criança ou aluna/o. A identificação é feita através do documento EI 1 – IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE MEDIDAS DE SUPORTE À APRENDIZAGEM E À INCLUSÃO |
Quem decide a implementação das medidas seletivas | EMAEI (elementos permanentes + elementos variáveis) reúne e analisa a identificação |
Quem define a sua operacionalização | DT/docente titular + Conselho de Turma + docente de Educação Especial |
Onde ficam registadas | EI 3 – RELATÓRIO TÉCNICO PEDAGÓGICO – a guardar no processo da/o aluna/o e a registar em ata quais as medidas implementadas |
Quem elabora o registo | EMAEI (elementos permanentes + elementos variáveis) |