O nível 1, MEDIDAS UNIVERSAIS, refere-se a práticas ou serviços disponibilizados com o objetivo de promover a aprendizagem e o sucesso de todas/os as/os alunas/os e não dependem da identificação de necessidades específicas de intervenção. Neste nível estão incluídas as «Acomodações curriculares» – medidas de gestão curricular que permitem o acesso ao currículo e às atividades de aprendizagem na sala de aula através da diversificação e da combinação adequada de vários métodos e estratégias de ensino, da utilização de diferentes modalidades e instrumentos de avaliação, da adaptação de materiais e recursos educativos e da remoção de barreiras na organização do espaço e do equipamento, planeadas para responder aos diferentes estilos de aprendizagem de cada aluno, promovendo o sucesso educativo.
- a) Diferenciação pedagógica
- b) Acomodações curriculares
- c) Enriquecimento curricular
- d) Promoção do comportamento pró-social
- e) Intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos
Ver exemplos no documento ‘Exemplos medidas universais’
Identificação | Docente titular / Conselho de turma |
Quem decide a implementação das medidas universais | Docente titular / Conselho de turma |
Quem define a sua operacionalização | Docente titular / Conselho de turma |
Onde ficam registadas | EI 2 – REGISTO MEDIDAS UNIVERSAIS – a guardar no processo da/o aluna/o e a registar em ata quais as medidas implementadas (cópia em anexo à ata) |
Quem elabora o registo | Docente titular / Conselho de turma |
Lembramos que nas acomodações curriculares estão contidas as Diferentes Modalidades e Instrumentos de Avaliação:
- Tipos de prova
- Testes escritos
- Testes orais
- Testes práticos
- Testes escritos
- Provas objetivas e de resposta curta
- Simplificar a terminologia de conceitos: Escolha múltipla; Correspondência; Preenchimento de espaços
- Dar à/ao aluna/o a oportunidade de lhe lerem o teste oralmente
- Permitir à/ao aluna/o que realize os testes em tutoria de pares ou em pequeno grupo
- Dar oportunidade à/ao aluna/o de realizar o teste com consulta
- Modificar a graduação de avaliação ou avaliar segundo outros parâmetros (deve fazer-se arquivo dessas formas diferenciadas de avaliação)
- Redução do n.º de questões
- Instrumentos de avaliação
- Trabalho de grupo
- Fichas de trabalhos individuais a realizar na escola ou em casa
- Trabalhos de pesquisa, de grupo dando à/ao aluna/o, um conjunto de opções para demonstrar conhecimentos (projetos, mais fichas)
- Permitir que a/o aluna/o realize novamente o mesmo teste, dando-lhe a oportunidade de melhorar os resultados
- Observação direta através de grelhas de observação
- Condições de avaliação – Formas e meios de comunicação
- Valorizar as áreas fortes
- Maior incidência na oralidade
- Valorização do conteúdo em detrimento da correção ortográfica
- Utilização da internet
- Auto avaliação
- Condições de avaliação – Calendarização
- Avaliação contínua de caráter global, no final de cada período ou quando os intervenientes entenderem necessário
- Possibilidade de executar os testes em hora, dia e local diferente por impossibilidade da/o aluna/o
- Condições de avaliação – Temporalidade e Local de realização
- Alteração, quando necessário do local de avaliação, noutra sala ou em casa
- A utilização de tempo suplementar