Medidas Universais

O nível 1, MEDIDAS UNIVERSAIS, refere-se a práticas ou serviços disponibilizados com o objetivo de promover a aprendizagem e o sucesso de todas/os as/os alunas/os não dependem da identificação de necessidades específicas de intervenção. Neste nível estão incluídas as «Acomodações curriculares» – medidas de gestão curricular que permitem o acesso ao currículo e às atividades de aprendizagem na sala de aula através da diversificação e da combinação adequada de vários métodos e estratégias de ensino, da utilização de diferentes modalidades e instrumentos de avaliação, da adaptação de materiais e recursos educativos e da remoção de barreiras na organização do espaço e do equipamento, planeadas para responder aos diferentes estilos de aprendizagem de cada aluno, promovendo o sucesso educativo.

  • a) Diferenciação pedagógica
  • b) Acomodações curriculares
  • c) Enriquecimento curricular
  • d) Promoção do comportamento pró-social
  • e) Intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos

Ver exemplos no documento ‘Exemplos medidas universais’

IdentificaçãoDocente titular / Conselho de turma
Quem decide a implementação das medidas universaisDocente titular / Conselho de turma
Quem define a sua operacionalizaçãoDocente titular / Conselho de turma
Onde ficam registadasEI 2 – REGISTO MEDIDAS UNIVERSAIS – a guardar no processo da/o aluna/o e a registar em ata quais as medidas implementadas (cópia em anexo à ata)
Quem elabora o registoDocente titular / Conselho de turma

Lembramos que nas acomodações curriculares estão contidas as Diferentes Modalidades e Instrumentos de Avaliação:

  • Tipos de prova
    • Testes escritos
    • Testes orais
    • Testes práticos
    • Testes escritos
    • Provas objetivas e de resposta curta
    • Simplificar a terminologia de conceitos: Escolha múltipla; Correspondência; Preenchimento de espaços
    • Dar à/ao aluna/o a oportunidade de lhe lerem o teste oralmente
    • Permitir à/ao aluna/o que realize os testes em tutoria de pares ou em pequeno grupo
    • Dar oportunidade à/ao aluna/o de realizar o teste com consulta
    • Modificar a graduação de avaliação ou avaliar segundo outros parâmetros (deve fazer-se arquivo dessas formas diferenciadas de avaliação)
    • Redução do n.º de questões
  • Instrumentos de avaliação
    • Trabalho de grupo
    • Fichas de trabalhos individuais a realizar na escola ou em casa
    • Trabalhos de pesquisa, de grupo dando à/ao aluna/o, um conjunto de opções para demonstrar conhecimentos (projetos, mais fichas)
    • Permitir que a/o aluna/o realize novamente o mesmo teste, dando-lhe a oportunidade de melhorar os resultados
    • Observação direta através de grelhas de observação
  • Condições de avaliação – Formas e meios de comunicação
    • Valorizar as áreas fortes
    • Maior incidência na oralidade
    • Valorização do conteúdo em detrimento da correção ortográfica
    • Utilização da internet
    • Auto avaliação
  • Condições de avaliação – Calendarização
    • Avaliação contínua de caráter global, no final de cada período ou quando os intervenientes entenderem necessário
    • Possibilidade de executar os testes em hora, dia e local diferente por impossibilidade da/o aluna/o
    • Condições de avaliação – Temporalidade e Local de realização
    • Alteração, quando necessário do local de avaliação, noutra sala ou em casa
    • A utilização de tempo suplementar